Dissertação

New Aircraft Concepts for Improved Environmental and Energetic Efficiency EVALUATED

A ecoeficiência será provavelmente um dos principais motores no projeto da aeronave do futuro. Nesta tese são apresentados projetos de algumas configurações que podem ajudar a obter a ecoeficiência necessária. O trabalho desenvolvido tem como objetivo a verificação dos conceitos desenvolvidos pelos parceiros envolvidos neste projeto, uma equipa multidisciplinar, com diferentes valências, que usou uma metodologia de design thinking como base do desenvolvimento do projeto das aeronaves. As aeronaves propostas neste trabalho são abordagens conceptuais baseadas nas metodologias apresentadas por Daniel P. Raymer, em Aircraft design: A conceptual approach, e por Thomas C. Corke, em Design of Aircraft. Nestas metodologias são apresentadas as principais considerações que têm que ser assumidas neste tipo de projetos, conceção e estudo das superfícies sustentadoras, do trem de pouso, do sistema propulsivo, subsistemas, entre outras componentes da aeronave. Para este projeto foram principalmente apresentadas e implementadas as melhorias provenientes de tecnologias aerodinâmicas e de tecnologias propulsivas, apesar de também terem sido consideradas as melhorias provenientes de materiais compósitos avançados para o cálculo do peso. No desenvolvimento das aeronaves evidenciou-se que para atingir os objetivos pretendidos pela aviação do futuro será necessária uma otimização integrada de todas as áreas e setores responsáveis na conceção e projeto de aeronaves, principalmente nas áreas da aerodinâmica, propulsão e estruturas.
Aeronave, Projeto, Ecoeficiência, STOL, Propulsão a jato.

Novembro 27, 2014, 16:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado