Dissertação

Sealant Joints in Aircraft Integral Fuel Tanks EVALUATED

As fugas provenientes dos tanques de combustível das aeronaves estão associadas a inúmeros problemas para os fabricantes, operadores e equipas de manutenção. Os tanques de combustível integrais compreendidos no interior da estrutura da aeronave são, geralmente, localizados no interior das asas e dependem de materiais selantes para evitar fugas através das articulações e elementos de ligação. No entanto, os tanques de combustível integrais são projectados primeiramente do ponto de vista estrutural e só depois como tanque de combustível, resultando assim em inúmeras possibilidades de fugas. O principal objectivo consistiu em reduzir as fugas de combustível nos tanques das aeronaves na fase de entrega. De forma a determinar as zonas dos tanques de combustível mais susceptíveis a fugas, efectuou-se uma análise ao histórico da empresa. Com base nesses resultados e de forma a investigar o comportamento estrutural e propor melhorias, foi realizada uma análise de elementos finitos (FEA) a um membro estrutural crítico. Foi também desenvolvida uma carta de inspecção com instruções para executar uma inspecção não destrutiva (NDI) no elemento identificado. Seguidamente realizou-se uma pesquisa e testes a novos selantes. Teve-se como objectivo iniciar uma investigação de potenciais produtos para propor futuramente à Lockheed Martin. Foi desenvolvido um manual de instruções de manutenção relativamente ao procedimento de inspecção, limpeza e selagem dos tanques de combustível. Nesse manual foram introduzidas instruções simplificadas de manutenção de forma a tornar possível uma selagem eficaz nos tanques de combustível.
Aeronave, Tanque Combustível Externo, Pylon Fitting, Análise Estrutural, Selantes, Instruções de Manutenção

Novembro 18, 2014, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado