Dissertação

Flight Data Monitoring and its Application on Algorithms for Precursor Detection EVALUATED

Com os dados que são obtidos da operação diária das aeronaves de uma companhia aérea realizam-se estudos estatísticos e que demonstrem as tendências de evolução de vários parâmetros de interesse onde os resultados são também enviados para outros departamentos, sendo por este motivo a estação de leitura um dos sectores mais importantes para a optimização dos níveis de segurança de uma companhia aérea. Com a presente tese, desenvolveram-se algoritmos na linguagem de programação R cujo objectivo seria apoiar a análise diária aos dados de voo que é feita no software AGS. Numa primeira fase desenvolveram-se algoritmos de filtragem de trajectórias de voo aplicadas a fases de voo de aproximação à pista e de aterragem, de detecção de pontos de touchdown e de passagem pelo threshold da pista para a família da frota Airbus A320, com exportação de resultados para o Google Earth. Posteriormente realizaram-se estudos de distribuições de velocidade e de altitude à passagem pelo threshold e no ponto de touchdown, onde se realizou também um estudo de risco de saída de pista. Desenvolveu-se ainda um algoritmo em R que produz automaticamente relatórios de aterragens cujos pontos de touchdown são considerados atípicos através de um modelo RLR e implementaram-se seis novos procedimentos de operações de voo no software AGS. Finalmente, estudou-se a influência do efeito de solo durante as fases de aterragem e descolagem assim como modos de detecção deste efeito pelos sensores do avião.
Monitorização de Dados de Voo, Algoritmos, Sistemas Aviónicos, Aterragem

novembro 21, 2014, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado