Dissertação

A350 Take-off Configuration Optimization using a Surrogate-based Steepest Descent Method EVALUATED

Actualmente, a determinação de configuracões de descolagem óptimas de uma aeronave é feita recorrendo a extensas campanhas de ensaios em voo, com um elevado custo monetário associado. Este custo limita frequentemente não só a qualidade dos resultados obtidos, mas também o número de parâmetros que são optimizados. O presente trabalho visa a implementação de um algoritmo de optimização inovador, baseado no me ́todo do gradiente, que permita determinar configurações óptimas de descolagem de uma maneira sistemática, económica e extensível. Para alcançar estes objectivos, o algoritmo recorre a modelos substitutos e planos de experiência óptimos. Os resultados obtidos mostram que e ́ de facto possível atingir óptimos de uma maneira muito mais económica que no passado, desde que a modelação dos dados seja feita cuidadosamente. Uma nova função objectivo estatística baseada num método de propagação de incerteza foi também implementada, com resultados que vêm suportar o que foi feito até então na indústria. Para concluir, o trabalho desenvolvido demonstrou não só a aplicabilidade do método, mas também a sua extensibilidade a problemas diferentes ou de diferentes dimensionalidades, abrindo as portas a poupanças de tempo e ganhos monetários muito significativos nas futuras campanhas de configuração óptima.
Performance avião, Configuração de descolagem, Optimização baseada em modelos, Plano de experiência, Método do gradiente

novembro 4, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Julien Delbove

Airbus

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar