Dissertação

Air traffic Control automation: integration with a simulation environment for the evaluation of a Decision Support Tool EVALUATED

Devido ao aumento significativo de tráfego aéreo que se tem verificado nas últimas décadas, a automação de operações do Controlo de Tráfego Aéreo (Air Traffic Control, ATC) pode ser considerada uma metodologia de longo prazo para resolver este problema. O desenvolvimento de Ferramentas de Ajuda à Decisão (Decision Support Tools, DST) para ajudar os Controladores de Tráfego Aéreo (ATC Operators, ATCOs) a diminuir a sua carga de trabalho é um meio-termo entre um possível futuro de ter um sistema predominantemente automatizado e um manual, controlado por humanos, como o que se verifica atualmente. Na sequência de uma tese MSc realizada no IST, uma DST para controladores que supervisionam a fase de cruzeiro foi efetuada. Esta DST recebe um cenário com voos e encontra uma solução ótima até ao fim das trajetórias dos aviões numa dada Região de Informação de Voo (Flight Information Rules, FIR). Várias simulações foram conduzidas com um leque variado de densidades e complexidades de tráfego, tendo a DST provado a sua robustez. Há muitas etapas a seguir de forma a transformar um conceito numa DST integrada com o sistema de ATC. Esta tese olha para duas delas: transformar a DST previamente criada numa em tempo real e integrada com um sistema de simulação de tráfego aéreo; testá-la com ATCOs de forma a atestar a sua funcionalidade. De modo a fazer a ponte entre a DST e o simulador de tráfego aéreo, criou-se e testou-se um plug-in para o caso específico do controlo oceânico.
ATC automation, DST, oceanic control, plug-in.

Novembro 24, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rodrigo Martins de Matos Ventura

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar