Dissertação

Mechanical behaviour assessment of the Ti6Al4V alloy obtained by additive manufacturing towards aeronautical industry EVALUATED

Na atualidade a dinâmica dos mercados, a tecnologia e a concorrência trouxeram mudanças no processamento dos materiais, nomeadamente nos metais. Melhorias técnicas recentes de fabricação aditiva (AM) mudaram a aplicação destes processos de prototipagem para a produção de peças de uso final. A flexibilidade geométrica, a redução do tempo de produção e eficiência na utilização de recursos inerente à fusão seletiva por laser (SLM) são características procuradas pela indústria aeronáutica, a fim de se desenvolver e progredir. Esta tese tem como objetivo contribuir para o estudo e análise de uma nova estratégia de produção SLM aplicada ao fabrico de componentes metálicos para uso aeronáutico. Especificamente, foi realizada a caracterização mecânica da liga de titânio Ti6AI4V. Foram fabricadas vários provetes no equipamento SLM que foram posteriormente caracterizadas do ponto de vista mecânico. SLM é uma técnica de fabrico aditivo através da qual os componentes são construídos por fusão seletiva de camadas de pó com um feixe de laser focado. Através de uma boa definição dos parâmetros do processo SLM é possível alcançar uma densidade relativa acima do valor exigido pela indústria aeronáutica (99%), especificamente neste trabalho foram alcançados valores em torno de 99,6%. No entanto, o processo é caracterizado por tempos curtos de interação do laser com o pó e elevada temperatura localizada, o que conduz a elevados gradientes térmicos e uma solidificação e arrefecimento rápido, resultando numa microestrutura específica. A fim de obter propriedades mecânicas ótimas, é necessário tratar termicamente as peças depois do processo devido à microestrutura martensítica inicial.
fabricação aditiva, fusão seletiva por laser (SLM), deposição de metal em forma, liga de titânio Ti6Al4V.

Novembro 18, 2014, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Artur Jorge dos Santos Mateus

IPLEI - ESTG

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado