Dissertação

Investigations into the E ffects of 3-Dimensional Geometric Parameters on the Structural Design of an Adaptive Morphing Wingtip EVALUATED

Como parte do projeto NOVEMOR da EU FP7, um bordo de ataque da extremidade da asa adaptativo (AMWT) está a ser desenvolvido pelo DLR (Centro Aeroespacial Alemão), com o potencial para reduzir a resistência da asa ao escoamento e de substituir superfícies de controlo tradicionais. O AMWT é ativado através de um mecanismo flexível (\textit{compliant mechanism}) e as ferramentas utilizadas para a sua concepção não levam em conta os parâmetros geométricos 3D presentes na extremidade de uma asa, como o afilamento e o ângulo de varrimento. O presente trabalho propõe uma metodologia para investigar como os parâmetros geométricos 3D afetam o funcionamento do mecanismo flexível e a geometria do bordo de ataque adaptativo. Além disso, a metodologia é aplicada a uma extremidade de asa modelado semelhante ao que está a ser usado no projeto NOVEMOR, a fim de ajudar e fornecer dados para o processo de desenvolvimento do AMWT. Os parâmetros 3D considerados nesta tese são ângulo de varrimento, afilamento da corda e afilamento da espessura do perfil. A análise é dividida em duas partes: uma primeira análise que se concentra nos efeitos dos parâmetros geométricos 3D sobre a forma da asa quando atuada comparando-a com um cenário ideal definido; uma segunda análise qie incide sobre os efeitos no mecanismo flexível.
mecanismo flexível, bordo de ataque adaptativo, extremidade da asa adaptativa, optimização topológica

outubro 10, 2014, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado