Dissertação

Urban Air Vehicle implementation and limitation - Development of a new acoustic tool for the noise prediction EVALUATED

Este projeto apresenta o estudo de previsão e otimização do ruído produzido por rotores de um novo conceito de transporte: Veículo Aéreo Urbano. Esta é uma solução para a superlotação das estradas das cidades que ao mesmo tempo trouxe à luz o problema da poluição sonora. No entanto, a capacidade de avaliar rapidamente o desempenho dessa nova geração de veículos de elevação vertical é uma fraqueza atual desta indústria nascente. Por este motivo, a intenção deste projeto é a previsão do ruído produzido pelo próprio rotor, o estudo de minimização e otimização das fontes de ruído. Para tanto, é adotado um conjunto de simulações de aerodinâmica e aeroacústica de fidelidade mista (FLOWUnsteady) de código aberto. Este método é acoplado a um solucionador de aeroacústica para tonal e previsões de ruído de banda larga (equações de Brooks, Pope e Marcolini). Para validar os dados produzidos através deste programa de simulação e previsão a tese está dividida em uma parte computacional e uma parte experimental. Nas asas da primeira parte, o corpo e as lâminas rotativas são modelados por meio de uma combinação de painel, rede de vórtice e elementos de lâmina. Já a segunda parte é a análise do mesmo modelo elaborado pelo software em uma câmara anecóica, a fim de validar os dados. Essa comparação permitiu confirmar a alta fidelidade do método computacional adotado e afirmar o método de otimização de ruído estudado com o objetivo de garantir a utilização deste novo conceito de transporte na rotina clássica da cidade.
UAM, ruído do rotor, previsão de ruído, otimização de ruído

novembro 24, 2021, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado