Dissertação

Infante's Structural Model: Preliminary Design Process and Analysis EVALUATED

Nas últimas duas décadas tem havido uma mudança de paradigma no setor espacial, no qual satélites de grande dimensões estão a ser substituídos por constelações de satélites de menores dimensões. Esta mudança é motivada pela padronização do design dos cubesats e pelos desenvolvimentos nos setores de telecomunicações, automóvel e de computadores, que têm criado componentes eletrónicos cada vez menores, mais leves, mais baratos e mais poderosos, bem como criado novas tecnologias de manufactura. Estes fatores contribuem para que os processos de design, produção e teste sejam mais rápidos e baratos o que tornou o setor espacial financeiramente atrativo para as empresas privadas. O INFANTE é um projeto Português de R&D que surge no contexto da era New Space. Está dividido em dois segmentos, Space e Ground. O segmento Space inclui uma plataforma de um pequeno satélite de baixo custo para observação terrestre com aplicações marítimas. Esta tese foca o desenvolvimento do design preliminar da estrutura do satélite. Primeiro, é apresentado um estado da arte de estruturas de cubesats a partir do qual são criados diferentes conceitos de estruturas. Em seguida, vários trade-offs sobre os principais pontos de desenvolvimento são discutidos. Posteriormente, é criado um modelo computacional para estudar o comportamento da estrutura através da realização das seguintes análises computacionais: estática, modal, resposta harmónica e de resposta a vibrações aleatórias. As cargas aplicadas foram fornecidas pela entidade encarregue pelo lançador. Depois de discutir os resultados das análises, serão apresentadas as conclusões e propostas de trabalho futuro para a continuação do desenvolvimento.
Estrutura smallsat, Processo de design, Análise Estática, Análise Dinâmica, Design preliminar

junho 25, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipa Andreia De Matos Moleiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar