Dissertação

Life Cycle Assessment of Lithium-Based Batteries for Conceptual Hybrid-Electric Aircraft EVALUATED

Atualmente, o setor dos transportes enfrenta um desafio importante em relação ao seu impacto ecológico e contribuição para o aquecimento global. Uma abordagem comum tem geralmente em conta apenas as emissões durante a operação e não a avaliação do ciclo de vida do produto e/ou os seus subcomponentes, e.g. baterias, que podem contribuir significativamente para a pegada ecológica produzida pelo produto final. Neste sentido, esta dissertação aborda o impacto ambiental, considerando a avaliação do ciclo de vida de baterias de lítio-enxofre (IREC) e de lítio-ar (STABLE) para a aplicação na fase de projeto concetual de aeronaves híbridas. Numa primeira análise são fornecidas informações sobre a contribuição relativa de todos os componentes de cada célula. A célula STABLE apresenta um impacto ambiental inferior, com uma pegada de carbono aproximadamente 70,7 % menor relativamente à célula IREC. No entanto, os níveis de toxicidade humana são superiores em 10,1 %. Posteriormente, considerando as limitações da aplicação e estimativas futuras, as baterias são modeladas para servirem uma ampla gama de sistemas de propulsão híbridos e avaliadas desde a extração da matéria-prima até a produção, processos operacionais e, finalmente, processos de fim de vida útil.
avaliação do ciclo de vida, aeronaves híbridas, bateria de lítio-enxofre, bateria de lítio-ar.

Junho 14, 2019, 16:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Inês Esteves Ribeiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Instituto Superior Técnico

Investigador