Dissertação
Medium Haul Fleet Segmentation - Airbus A320neo & A321neo Weight Variant Selection EVALUATED
Em certas áreas de negócio como a aviação comercial, todas as reduções de custo são determinantes na rentabilidade de uma companhia. Tendo em conta o paradigma descrito, este trabalho apresenta um novo método de seleção de Weight Variant (WV) de aeronaves, almejando uma composição de frota otimizada nos custos associados. O método implementado recorre a valores distintos de Zero-Fuel Weight e de Trip Fuel para extrapolar vários polinómios. Após efetuar o cálculo para todas as rotas e períodos temporais considerados, os coeficientes polinomiais assim como as especificações dos WV tornam-se inputs do modelo. A aplicação apresenta a carga total transportável e, caso existam, as limitações operacionais. Posto isto, o número máximo de passageiros e carga transportáveis a bordo é trivialmente calculado para cada WV. Este método procura mitigar os custos diretos de uma companhia, através da redução das taxas de navegação e aterragem, bem como do valor de aquisição das aeronaves, uma vez selecionado o WV ótimo. A ótima seleção de WV implicaria a criação de subfrotas com diferentes WV, mas uma vez que a uniformidade é uma caraterística da qual as companhias tendem a não abdicar, uma seleção de WV intermédio será mais provável de suceder, facilitando a gestão de frota e das aeronaves de reserva. Anteriormente à privatização da TAP em 2015, a seleção de WV era sobredimensionada garantindo operacionalidade em todas as rotas operadas. Posto isto, este método pode reduzir custos operacionais sem comprometer a viabilidade operacional, assegurando uma posição de mercado competitiva.
junho 28, 2019, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar