Dissertação

Partition Scheduling in Distributed Integrated Modular Avionics APPROVED

A arquitetura aviónica modular integrada substituiu as arquiteturas federadas no domínio aviónico, o que permite obter reduções significativas em peso e consumo energético, além de permitir desenvolvimento mais competitivo de aplicações. A natureza de partilha de recursos desta arquitetura requer segregação temporal e espacial robusta entre aplicações, o que é alcançado através de um escalonamento temporal estático em hardware aviónico partilhado. Isto levanta um problema complexo de escalonamento em múltiplos processadores, cujo progresso na indústria é limitado, mas que representa um desafio significativo para a integração de sistemas aviónicos. Esta dissertação propõe um modelo matemático para o problema de escalonamento temporal de partições complementado com um critério de otimização baseado na escalabilidade e flexibilidade do sistema, e propõe métodos exatos e heurísticos para a sua resolução baseados na literatura existente.
Arinc 653, Aviónica Modular Integrada, Escalonamento, Otimização
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel Marques Custódio

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar