Dissertação

On the Use of Hydrogen as the Future Aviation Fuel EVALUATED

A presente dissertação foi realizada durante um estágio de seis meses no CTO da Airbus e descreve o projeto conceptual de aeronaves regionais com propulsão a hidrogénio, através de uma plataforma de Otimização Multidisciplinar. A implementação, na referida plataforma, dos modelos de alguns componentes da aeronave é detalhada, nomeadamente da unidade propulsiva, dos tanques de hidrogénio, e da respetiva integração na fuselagem do avião. São estudadas diferentes configurações de aeronave e alguns cenários alternativos de modo a explorar um maior número de possíveis soluções para o grande problema abordado: o impacto ambiental da aviação. A performance das aeronaves a hidrogénio é comparada com a da aeronave de referência movida a querosene, através de indicadores como o consumo energético e as emissões de poluentes. A avaliação do ciclo de vida de cada tipo de combustível e uma discussão preliminar relativa à viabilidade económica da utilização de hidrogénio revelam a mudança de paradigma inerente à transição energética. Os resultados deste estudo provam a viabilidade do projeto de aeronaves a hidrogénio e os seus benefícios de um ponto de vista ambiental, desde que produzido a partir de energias renováveis. O metano líquido surge como uma alternativa muito interessante, na medida em que permite vislumbrar um cenário de transição tendo em conta os atuais desafios económicos associados à produção de hidrogénio.
Otimização Multidisciplinar, Projeto de Aeronaves, Avaliação do Ciclo de Vida, combustíveis alternativos, hidrogénio

Dezembro 6, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado