Dissertação

Design and Integration of a Parachute Recovery System for a Blended Wing Body Flight Test Demonstrator EVALUATED

A configuração Blended Wing Body (BWB) tem recebido especial atenção por parte da indústria aeronáutica devido ao elevado número de vantagens que apresenta. Contudo, tem um conjunto de desafios a nível de estabilidade e controlo que necessitam de ser investigados num modelo à escala, evitando-se desta forma riscos e custos elevados associados à investigação em escala real. O Centro de Investigação Aeroespacial da University of Victoria encontra-se atualmente a projetar e construir um Flying Test Demonstrator à escala de 16.5% com uma configuração BWB, visando a realização de ensaios em voo dedicados à sua investigação e desenvolvimento. Contudo este veículo apresenta dimensões e custos consideráveis, fazendo com que a integração de um sistema de recuperação para situações de emergência seja uma das exigências do projeto. O objetivo principal deste trabalho consiste em selecionar e dimensionar um sistema de recuperação de emergência, a fim de mitigar danos diretos e colaterais que possam ser originados na perda do controlo ou falha de um dos sistemas do FTD. Como resultado, um sistema do tipo paraquedas foi selecionado e a criação de um modelo dinâmico foi desenvolvido e analisado. Foram também aplicados métodos de cálculo para a determinação das cargas de abertura do paraquedas e os resultados comparados com dados obtidos em ensaios no solo e num ensaio em voo. Por fim, devido às velocidades de queda elevadas com o uso do paraquedas, analisou-se um sistema de atenuação de impacto para aterragem com o uso de retrorockets.
Sistema de Recuperação para UAVs, Blended Wing Body, Modelo Dinâmico dum Paraquedas, Impacto de Aterragem com Paraquedas, Retrorockets

Dezembro 6, 2018, 17:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado