Dissertação

Simplification and normalization of a landing gear’s expertise procedure EVALUATED

Manutenção, reparo e revisão de componentes de aeronaves é um mercado competitivo crescente, portanto, é fundamental aumentar a rentabilidade das empresas através da melhoria dos processos, redução de desperdícios e do Turnaround time (TAT). As ferramentas e os princípios do Lean Thinking são essenciais para atingir tais objetivos no mercado atual de produção, especialmente na indústria automóvel. A sua implementação na área da manutenção é desafiante, uma vez que a condição do componente desempenha um papel importante, ainda assim é aplicada com êxito nesta área e o conceito de Lean maintenance surge. O presente trabalho implementa tais ferramentas e princípios para melhorar os processos de manutenção de um trem de aterragem na OGMA, reduzir desperdícios e aumentar a margem de lucro. A empresa em questão solicitou a simplificação e normalização do processo de peritagem do trem de aterragem do avião E190 da Embraer. Foi concebido um programa para atender aos objetivos estabelecidos, utilizando mecanismos poka-yoke para evitar erros. Este programa, quando implementado, aumentará o tempo que agrega valor desta atividade dos atuais 40% para 93%. Para além disso, o procedimento de manutenção global foi analisado e construiu-se um fluxograma ao estilo do mapa da cadeia de valor, o qual permite identificar fontes de desperdício e propor soluções que melhorem tais processos que vão além da elaboração do relatório de peritagem. Tais mudanças quando colocadas em prática podem produzir ganhos na ordem dos 20% no TAT.
Lean Thinking, Lean Maintenance, Mapa da cadeia de valor, Poka-yoke

dezembro 6, 2018, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado