Dissertação

Implementation of SMED in the Landing Gear Maintenance Process EVALUATED

As organizações da indústria aeronáutica têm vindo a adoptar princípios lean para garantir que se mantêm competitivas, rentabilizando custos. As abordagens lean pretendem remover etapas específicas de processos que não criam valor para o produto final e optimizar etapas que o criam. Neste sentido, a ferramenta SMED serve para eliminar desperdícios gerados por actividades de troca de ferramentas, em ambientes de produção ou de manutenção. É uma ferramenta que tem como objectivo reduzir ao máximo o tempo de paragem de uma máquina, realizando o máximo de operações enquanto esta está em funcionamento. A empresa OGMA procurou aplicar este mesmo princípio e, deste modo, simplificar os processos de montagem, desmontagem e troca de ferramentas no seu banco de ensaios. Adicionalmente, foi requerida a criação de uma ferramenta de ligação à prensa, capaz de receber todo o portfolio de trens da OGMA. O trabalho descrito na presente tese seguiu os passos clássicos da ferramenta SMED, de forma a tentar atingir o primeiro objectivo. Princípios de projecto mecânico foram utilizados no desenvolvimento de soluções de optimização e da ferramenta de conexão universal pretendida. Com as soluções propostas, obtiveram-se ganhos de tempo de até 90 %, reduzindo as variações nos processos da área de teste e os seus tempos totais de montagem, desmontagem e troca de ferramentas.
Trem de aterragem, Manutenção, Prensa Hidráulica, SMED, Projecto Mecânico, Ferramenta de Ligação.

Outubro 26, 2018, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar