Dissertação

Development of an Unsteady BET model for Forward Flapping Flight: Performance Comparison of Different MAV Configurations EVALUATED

Neste trabalho desenvolveu-se um modelo aerodinâmico de asas em batimento em voo nivelado, partindo de dois modelos já existentes para casos de voo pairado e recorrendo à Teoria dos Elementos de Pás, bem como a conceitos de aerodinâmica não-estacionária. Este modelo foi depois transformado numa ferramenta de fácil manuseio que permite agilizar o processo de estudo e otimização destas asas, e serviu de base para a comparação do desempenho de uma asa em batimento com soluções de voo mais tradicionais como a asa fixa e rotativa. A comparação também foi feita de forma puramente analítica, através de manipulação de expressões de potência, por forma a que houvesse vários métodos para a avaliação. Os resultados analíticos mostram que, em algumas situações, a asa em batimento tem uma melhor performance. No entanto, em todos os casos estudados com a ferramenta aqui desenvolvida, a asa em batimento consome mais energia que ambas as outras opções. Porém, dado que as asas aqui estudadas apenas foram sujeitas a uma otimização rudimentar e que muitos casos diferentes não foram testados, não é possível retirar a conclusão de que esta configuração não se possa afigurar como vantajosa em certas situações. Só se pode afirmar que, em casos muito específicos, a asa em batimento mostrou ter uma pior performance que as outras configurações.
Asa em batimento, Comparação, Teoria de Elementos de Pás, Potência, Aerodinâmica Não-Estacionária

outubro 25, 2018, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar