Dissertação

Aerodynamic Shape Optimization with the Adjoint Method EVALUATED

A maior parte dos custos de uma companhia aérea provêm do consumo de combustível. Desta forma, é do interesse das companhias aéreas e portanto, dos fabricantes de aeronaves, que este seja minimizado, por exemplo, através de redução de arrasto, isto é, optimização aerodinâmica. Actualmente, este trabalho é feito por engenheiros com anos de experiência, usando o seu extenso conhecimento em aerodinâmica de aeronaves. No entanto, este trabalho é feito manualmente e por tentativa e erro, que se torna particularmente desafiante para geometrias complexas e aerodinâmica complexa. A disciplina de optimização aerodinâmica automática responde a este problema. É uma disciplina relativamente recente e promete bons resultados onde o conhecimento humano falha. Nomeadamente, optimização aerodinâmica de forma com o método adjunto oferece bastantes vantagens em relação a outras técnicas. Esta técnica, em conjunção com outras será estudada e aplicada à optimização de um perfil aerodinâmico transsónico e de um winglet de um avião longo curso da Airbus.
optimização aerodinâmica, método adjunto, forma de perfil aerodinâmico, winglet

Novembro 23, 2015, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Rego da Cunha de Eça

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar