Dissertação

Design of a Remote Person View System for a Long Range UAV EVALUATED

Veículos aéreos não-tripulados (UAV) nasceram no sector militar e evoluíram nos últimos anos por serem vistos como uma abordagem barata e dispensável a missões de alto risco ou politicamente sensíveis. Apesar de terem ganho uma má reputação um grande número industrias civis está a tomar proveito desta evolução para um bem maior. São uma abordagem viável em detecção e prevenção de fogos, operações de salvamento, agricultura de precisão ou jornalismo. Nesta dissertação, é abordada e analisada uma solução para pilotagem remota de um destes veículos para aplicações a longas distâncias utilizando equipamento comercial (COTS). O design final é sujeito a testes em ambiente controlado e ensaios em voo e a performance do UAV é, assim, utilizada para avaliar as soluções iniciais e propor uma configuração final para um veículo aéreo não tripulado capaz de percorrer longas distancias sem perder recepção de controlo e transmissão de vídeo. A plataforma em causa está dividida em três sistemas principais: o controlo remoto, o sistema de vídeo e o rádio de telemetria que, juntos, ligam o UAV à estação de terra. Como forma de avaliar o desempenho do sistema de controlo foi utilizado o parâmetro indicador de força de sinal recebido (RSSI) enquanto que para avaliar o sistema de vídeo foram utilizados parâmetros como perdas por propagação, polarização e obstrução. Apesar das dificuldades em definir um alcance de voo máximo do sistema global, a solução encontrada provou ter utilidade para aplicações de longo alcance.
RPV, UAV, longo alcance, vídeo, controlo remoto

Junho 11, 2015, 11:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

André Calado Marta

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar