Dissertação
Battery Management System applied to Project FST's EV prototype EVALUATED
Esta tese tem como objectivo projectar, construir e testar um novo Sistema de Gestão de Baterias (BMS) para os protótipos mais recentes do Projecto Formula Student Técnico (Projecto FST), em particular o actual FST-05e e o futuro FST-06e. O novo sistema deve responder a alterações chave na tecnologia empregue pela equipa Projecto FST em sintonia com os regulamentos aplicáveis da competição de Formula Student (FS). Para cada um dos protótipos mencionados, a equipa desenvolveu / está a desenvolver um Veículo Eléctrico (EV) com uma bateria de 600V composta por células de lítio tipo pouch, mas com configurações potencialmente diferentes --- dependente da capacidade das células escolhidas e outras especificações do carro como a geometria da bateria. Com um sistema tão delicado como este, o sistema BMS requer fiabilidade e segurança em condições de operação bastante ruidosas e com bastante vibração como é o caso de um veículo, e mais ainda devido à natureza de competição do projecto. Ao mesmo tempo, o sistema deve ainda obedecer a um orçamento limitado, satisfazer os constrangimentos de espaço (e peso) e disponibilizar todas as interfaces apropriadas. A solução proposta consiste num BMS híbrido com características de sistema distribuído e modular composto por um módulo mestre e vários módulos escravos que comunicam através de um barramento Controller Area Network (CAN). O sistema possibilita ainda a existência de vários contentores de baterias, podendo por isso haver mais do que um módulo mestre no sistema completo.
novembro 20, 2014, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado