Dissertação

Battery Management System applied to Project FST's EV prototype EVALUATED

Esta tese tem como objectivo projectar, construir e testar um novo Sistema de Gestão de Baterias (BMS) para os protótipos mais recentes do Projecto Formula Student Técnico (Projecto FST), em particular o actual FST-05e e o futuro FST-06e. O novo sistema deve responder a alterações chave na tecnologia empregue pela equipa Projecto FST em sintonia com os regulamentos aplicáveis da competição de Formula Student (FS). Para cada um dos protótipos mencionados, a equipa desenvolveu / está a desenvolver um Veículo Eléctrico (EV) com uma bateria de 600V composta por células de lítio tipo pouch, mas com configurações potencialmente diferentes --- dependente da capacidade das células escolhidas e outras especificações do carro como a geometria da bateria. Com um sistema tão delicado como este, o sistema BMS requer fiabilidade e segurança em condições de operação bastante ruidosas e com bastante vibração como é o caso de um veículo, e mais ainda devido à natureza de competição do projecto. Ao mesmo tempo, o sistema deve ainda obedecer a um orçamento limitado, satisfazer os constrangimentos de espaço (e peso) e disponibilizar todas as interfaces apropriadas. A solução proposta consiste num BMS híbrido com características de sistema distribuído e modular composto por um módulo mestre e vários módulos escravos que comunicam através de um barramento Controller Area Network (CAN). O sistema possibilita ainda a existência de vários contentores de baterias, podendo por isso haver mais do que um módulo mestre no sistema completo.
Sistema de Gestão de Baterias, Vehículo Eléctrico, Segurança de Baterias, Baterias de Lítio, Formula Student

novembro 20, 2014, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Manuel Rodrigues Rocha

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado