Dissertação

Estudo e Implementação de um Reforço em Sandwich num Painel de Bordo de Fuga EVALUATED

Actualmente, uma percentagem significativa da estrutura de uma aeronave é constituída por materiais compósitos laminados. Estes materiais permitem atingir elevados rácios entre resistência mecânica e peso estrutural, o que os torna particularmente importantes na indústria aeronáutica, em que o peso e o consumo de combustível são dois factores de extrema importância. Este trabalho foi desenvolvido em colaboração com uma empresa que fabrica um painel em material compósito do bordo de fuga da asa de um avião militar. Este painel é produzido em dois ciclos de autoclave, o primeiro para curar as camadas do revestimento e o segundo para curar e colar simultaneamente os reforços em forma de T invertido, conhecido por T-Stiffener. Este processo representa um trabalho excessivo que pode ser reduzido mudando a configuração do reforço para uma estrutura do tipo Sandwich com um núcleo de espuma, denominado BEAD. Esta configuração requer apenas um ciclo de cura. De modo a validar a nova configuração, apresentaram-se as características de cada reforço e estudaram-se as propriedades da secção e do reforço completo. O estudo foi feito com recurso à Teoria Clássica de Placas e ao Método dos Elementos Finitos, para o qual se usou o programa comercial ANSYS. Por fim, explicou-se o processo dos provetes que serão usados nos ensaios experimentais. Efectuou-se também um estudo da secção transversal que permitiu optimizar as dimensões do reforço da nova configuração.
Materiais Compósitos Laminados, Autoclave, Sandwich, Teoria Clássica de Placas, Método dos Elementos Finitos.

Dezembro 2, 2014, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado