Dissertação

Lisbon Airport Capacity Enhancement - Airspace Capacity Estimation and Enhancement EVALUATED

Este trabalho tem como objectivo principal a estimativa da capacidade do espaço aéreo terminal do Aeroporto de Lisboa, recorrendo ao software de simulação RAMS Plus. Foi realizado com a colaboração da NAV Portugal. Inicialmente, é feita uma abordagem aos conceitos de capacidade de um aeroporto e de um espaço aéreo, bem como às cargas de trabalho dos controladores e sua relevância na quantidade de tráfego que um sector pode receber. É também feita uma introdução ao mundo das simulações em tempo real e acelerado de controlo de tráfego aéreo, bem como uma exposição do software RAMS Plus e respectivo modo de funcionamento. O ponto de partida para as simulações foi a configuração actual do espaço aéreo terminal do Aeroporto de Lisboa, tendo para isso sido estudada em mais detalhe e reproduzida, tão fidedignamente quanto possível, em dois cenários, uma para a pista 03 e outro para a 21, que viriam a servir não só de referência mas também de calibração do modelo. As amostras de tráfego utilizadas nas simulações baseiam-se no tráfego real do verão de 2013. Com a capacidade actual estimada, analisaram-se então outros cenários alternativos, sempre levando em conta as duas pistas mais utilizadas (03/21), chegando-se à conclusão de que com algumas modificações no desenho actual dos sectores, seria possível aumentar a capacidade do espaço aéreo.
Capacidade, Carga de trabalho, Controlo de Tráfego Aéreo, Espaço Aéreo, RAMS Plus, Simulação.

Novembro 17, 2014, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Américo Gomes Dias de Melo

NAV Portugal

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar