Dissertação

Eco-efficient aircraft by operations EVALUATED

O crescimento exponencial do sector da aviação juntamente com o aumento do aquecimento da superfície terrestre e da poluição da atmosfera, induzem a novos desenvolvimentos na área de Operações da aviação. Estes desenvolvimentos estão associados quer a uma redução do combustível quer das emissões produzidas, ao mesmo tempo que o factor de segurança é acrescido. Tem como objectivo a presente tese analisar rotas de voo optimizadas relativas a dois novos conceitos de operações, CDO e FRA. Paralelamente, tem como objectivo também provar a redução do combustível usado, das emissões poluentes e do ruído percebido. Para a calcular a quantidade de emissões poluentes produzidas é utilizado o método AMEIII. Para medir o ruído produzido no CDO é apresentado, testado e validado um modelo. Os resultados obtidos mostram uma diminuição quer nas emissões poluentes quer no ruído. É feita uma investigação sobre o impacto da variação que alguns parâmetros atmosféricos têm na quantidade total de emissões poluentes produzidas. Para além disso, é também analisado o impacto ambiental e os custos directos de combustível com a implementação das novas operações. Estas operações representam uma melhoria na utilização do espaço aéreo, enquanto a segurança das operações é aumentada significativamente e as emissões são reduzidas.
emissões poluentes, ruído, operações, impacto ambiental.

outubro 21, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Melo de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado