Dissertação

Attitude Control for a Group of Space Vehicles EVALUATED

É desenvolvida uma estratégia de control de atitude para um grupo de três veículos espaciais. O equipamento a bordo é apresentado. Cada veículo dispõe de medições de Earth vector, de Sun vector, do quaternião de atitude e de leituras de velocidade angular. Rodas de inércia e propulsores de atitude constituem os actuadores. É implementado o algoritmo de determinação de atitude por Wahbas e, apresentado um Filtro de Kalman Extendido para estimação de atitude e estimação de desvio do giroscópio. A estratégia de controlo para um veículo isolado utiliza uma variante de LQR de forma a extender o seu uso para manobras de grande amplitude angular. Uma estratégia de grupo consiste numa abordagem de seguimento de líder onde cada veículo dispõe de estimativas da sua atitude inercial. Num cenário em que dois veículos não têm acesso às suas atitudes inerciais, um algoritmo de determinacao de atitude relativa é utilizado. Uma terceira estratégia consiste em comandar os veículos para uma atitude central ao grupo. São apresentados e analisados resultados de estimação, controlo de um veículo isolado e de grupo.
Controlo, Estimação, Atitude, Grupo, Veículo, Espaço

outubro 18, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Jorge Coelho Ramalho Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado