Dissertação

Modal Decomposition on Sound Propagation in Ducts with and without Flow EVALUATED

O crescente número de passageiros em viagens aéreas a redução do ruído produzido pelo Sistema de Controlo de Climatização (ECS) de cada aeronave tornou-se um aspecto importante motivando cada vez mais investigação, nomeadamente realcionada com acústica de condutas. Ensaios acústicos foram levados a cabo a fim de descrever a matriz de disperção modal de dois tipos diferentes de extremidades de condutas: uma terminação anecóica experimental e um inlet de secção em corneta. Metodologias anteriormente descritas para o estudo de fontes acústicas de dois terminais permitiram ainda caracterizar a matrix de dispersão modal em obstáculos: uma ventoinha original de um ECS e um diafragma, determinando os coeficientes de transmissão e reflexão com e sem escoamento. O escoamento alterou os mecanismos de reflexão nas extremidade de conductas, diminuindo reflexões directas, favorecendo reflecões conversivas tanto a jusante como a montante. Para fontes de dois terminais fez aumentar os factores de transmissão a montante ao mesmo tempo que o diminuiu os coeficientes de reflexão a jusante. Medições da componente activa permitiram identificar como o diafragma na presença de escoamento gera ruído por este induzido. A componente passiva da ventoínha mostrou que o escoamento induzido, por possuir velocidade rotacional, tende a favorecer os factores de transmissão a montante para modos rodando na mesma direcção da ventoínha e minimizar os seus equivalentes a jusante. O ruído da ventoínha provou ser dominante sobre as suas reflexões e restantes transmissões. Este trabalho contituiu a primeira vez que uma decomposição modal desta complexidade foi levada a cabo no VKI.
Acústica de Condutas, Decomposição Modal, Método de dois microfones, Fontes acústicas de dois terminais

setembro 15, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Christophe Schram

von Karman Institute For Fluid Dynamics

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar