Dissertação

Análise de Ciclo de Vida de Aeronaves Conceptuais Híbridas-Elétricas utilizando Bio-combustíveis EVALUATED

O setor da aviação apresentou crescimento significativo nos últimos anos. Esse crescimento fez com que a aviação fosse um dos setores responsáveis pelo aumento significativo de poluentes emitidos para a atmosfera nos últimos anos. Com o intuito de reduzir as emissões de poluentes nesse setor, tem-se procurado alternativas que sejam viáveis do ponto de vista ambiental e financeiro. Uma das alternativas explorada neste trabalho é o uso biocombustíveis à base de biomassas. O uso do biocombustível produzido via processo HEFA, à base de jatrofa, demonstrou ter menos impactos ambientais em relação ao combustível fóssil, mais precisamente devido à utilização menos significativo de recursos para a sua produção. Por outro lado a utilização do biocombustível demonstrou preocupações relativamente à saúde humana, principalmente devido às emissões de partícula sólidas ultra-finas. Outro campo explorado neste trabalho é a mudança no sistema propulsivo, onde foi utilizado uma metodologia de design baseada na metodologia convencional para poder obter aeronaves híbrida-elétricas, uma vez que, o sistema propulsivo elétrico ainda não é viável para a aviação, devido à reduzida capacidade energética das células de baterias. As baterias e os combustíveis foram submetidas à avaliação de ciclo de vida por forma a quantificar as suas emissões tendo em conta as etapas de produção uso e fim de vida.
Biocombustíveis, sistema propulsivo, baterias de lítio-enxofre, baterias de lítio-ar, avaliação de ciclo de vida

janeiro 22, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Ana Filipa da Silva Ferreira

IDMEC

Especialista