Dissertação

Analytical methods for high speed impact behaviour of long rods CONFIRMED

Estudos sobre impactos de hastes longas a hiper- e altas velocidades têm sido um tópico de grande interesse desde a década de 60. Estes projécteis são considerados das ameaças mais letais devido ao nível de profundidade que podem atingir. O desenvolvimento de modelos analíticos que descrevam este tipo de impacto é particularmente relevante, pois estes proporcionam uma melhor compreensão dos fenómenos físicos em causa e apresentam-se como uma abordagem inicial ao problema. A investigação a este tipo de impacto já levou ao desenvolvimento de vários modelos unidimensionais capazes de prever a profundidade de um determinado impacto com êxito. Onde a investigação tem falhado é no desenvolvimento de modelos para descrever o impacto não ideal, isto é, impacto com ângulos, que é o tipo de impacto que acontece mais frequentemente em cenários fora do laboratório. Esta tese faz uma revisão dos modelos historicamente usados para descrever impacto normal e revê ainda alguns modelos propostos para impacto com ângulos. Os modelos de impacto normal são comparados a dados experimentais de forma a confirmar a sua validade, para serem posteriormente aplicados como parte dos modelos de impacto com ângulos. Estes também serão validados perante resultados experimentais envolvendo ângulos de inclinação e obliquidade – os seus méritos e limitações são discutidos.
modelos analíticos, impacto com ângulos, inclinação, obliquidade, hastes longas

Novembro 20, 2019, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Miguel António Lopes de Matos Neves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar