Dissertação

Experimental and Numerical Aeroelastic Study of Wings EVALUATED

Este trabalho tem como foco o desenvolvimento de uma ferramenta numérica que permita a análise da interação entre a estrutura de uma asa e o fluido em seu redor e o teste em túnel de vento de modelos de meia asa para ajudar na validação da ferramenta numérica. A análise aerodinâmica é tem como base um método de painéis, enquanto que para a análise estrutural foi implementado um modelo de elementos finitos que usa elementos viga. Ambos módulos foram programados usando MATLAB. A forma da asa foi parametrizada usando a sua área, perfil aerodinâmico, razão de aspeto, afilamento, ângulo de flecha e ângulo de diedro. Cada módulo computacional foi verificado com sucesso recorrendo a outras fontes bibliográficas e foram unidas recorrendo a um módulo de interface fluido-estrutura. Um estudo paramétrico foi feito para ilustrar a influência da razão de aspeto sobre a velocidade de flutter. A ferramenta aeroelástica desenvolvida foi usada em conjunto com uma ferramenta de otimização numérica com a finalidade de obter três asas ótimas cuja funcionalidade era a maximização da razão de sustentação-arrasto, a minimização da massa da asa e a maximização da velocidade de flutter, respetivamente. Cada processo de otimização garante também que a performance da nova asa não é inferior à configuração inicial.
Projeto de Aeronaves, flutter, velocidade de divergência, interacção fluido-estrutura, túnel de vento, optimização

Julho 1, 2019, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

André Calado Marta

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar