Dissertação
A Distributed Integrated Modular Avionics platform for multi-mission vehicles. EVALUATED
Cada vez mais, o desenvolvimento dos sistemas aviónicos de veículos multimissão não tripulados requer uma abordagem otimizada e normalizada. Recentemente foram desenvolvidas, para aplicação na aviação civil, arquiteturas baseadas em aviónica modular integrada distribuída (Distributed Integrated Modular Avionics - DIMA), permitindo o aumento de funcionalidades, a redução do peso e a redução do consumo de energia da plataforma aviónica. Adotando estas arquiteturas DIMA, veículos multimissão não tripulados serão mais flexíveis, mais facilmente certificáveis e compatíveis com o espaço aéreo tripulado, permitindo assim expandir a sua utilização de uma maneira segura. Esta tese descreve problemas existentes com plataformas aviónicas atuais e sugere o uso de arquiteturas DIMA como solução. Para tal, foi estudada uma arquitetura DIMA reconfigurável existente e a sua integração num veículo aéreo não tripulado. A plataforma resultante foi posteriormente validada em ambiente simulado e testada em ambiente real. Ao mesmo tempo, foi investigado o uso de comunicação baseada em rádio definido por software (Software-Defined Radio - SDR), visando a integrar a flexibilidade desta tecnologia na plataforma modular existente. A integração aviónica proposta mostrou-se bem-sucedida, tanto em ambiente simulado como real, permitindo a realização de voos autónomos e mantendo intactas as suas prévias capacidades de reconfiguração. Foi também implementado um protocolo de comunicação usando SDR que se verificou funcional na bancada de testes, mas problemático em alcances maiores. Assim, conclui-se que a integração de arquiteturas DIMA em plataformas multimissão é não só viável, mas encorajada, visto que estas atendem a limitações relevantes desta indústria.
julho 1, 2019, 9:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Agostinho Rui Alves da Fonseca
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar