Dissertação

Landing Gear Design for Blended Wing Body Flight Test Demonstrators EVALUATED

A Blended Wing Body (BWB) é uma configuração com forma híbrida e com características únicas que lhe permitem beneficiar das vantagens da configuração convencional e em asa voadora. A prova do conceito de uma configuração não convencional requer ensaios em voo e validação através de Flight Test Demonstrators, evitando assim custos adicionais e riscos associados a ensaios à escala real. Um primeiro modelo Unmanned Aerial Vehicle (UAV) à escala de 7% de uma aeronave com configuração BWB tem sido desenvolvido e submetido a ensaios de voo pelo Centre for Aerospace Research (CfAR), os quais têm sido feitos em pistas de aterragem indevidamente preparadas. A necessidade de avaliar um UAV controlado com um piloto automático em cenários críticos de descolagem e aterragem em pistas cimentadas requer o projecto e integração de um trem de aterragem. Um dos objectivos principais deste trabalho consiste no projecto do trem de aterragem do FTV7%, incluindo a integração do sistema na aeronave, ensaios no solo e a preparação duma maquete para a campanha de ensaios de voo. Paralelamente, durante o processo de redução de escala, foi desenvolvido o projecto do trem de aterragem de um modelo à escala de 16.5%. Este contem semelhanças com anterior mas com subsistemas mecânicos adicionais, tais como uma suspensão e um sistema de travagem. Por fim, o desempenho do trem de aterragem durante a descolagem e aterragem são avaliados e projectados para o FTV7% e FTV16.5%, são apresentados com foco na influência de alguns parâmetros de projecto.
BWB, trem de aterragem, projecto, modelos à escala, avaliação de desempenho.

Novembro 26, 2018, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado