Dissertação

Aircraft Conflict Prioritization and Resolution using the Solution Space Diagram EVALUATED

No sentido de permitir uma expansão da capacidade do espaço aéreo sem comprometer a segurança em Free Flight, é sugerido um método de resolução de conflictos totalmente automático, descentralizado, implícito e em duas dimensões, baseado no Solution Space Diagram (SSD). O SSD trata-se de um mostrador de tráfego aéreo que permite detectar, resolver e prevenir conflictos, baseando-se na combinação das capacidades de desempenho da aeronave com os Obstáculos de Velocidade (OV) criados por aeronaves na sua proximidade. Os OV representam combinações de rumo e velocidade que não deverão ser assumidas, de modo a prevenir perdas de separação. Uma vez ainda não obtidos resultados satisfatórios neste tópico, o objectivo consistiu em melhorar o SSD como método de resolução de conflictos, usando critérios de prioritização, culminando numa resolução de conflictos sequencial. Esta abordagem permitiu resolver subconjuntos de conflictos em instantes de tempo distintos, baseando-se na urgência dos mesmos. Para testar o desempenho deste método, realizou-se uma análise comparativa entre quatro estratégias de resolução sequencial, o anterior global método SSD e o método Modified Voltage Potential (MVP), utilizando dados obtidos em simulações de tráfego realizadas no ambiente BlueSky. As estratégias desenvolvidas demonstraram melhores desempenhos em relação ao anterior método SSD, em termos de segurança e eficiência, embora comprometendo a estabilidade do espaço aéreo. Porém, o método MVP mostrou-se superior a todas as outras estratégias, no que diz respeito à segurança e eficiência. Tal deveu-se a comportamentos indesejados relacionados com a dinâmica dos OV e selecção de manobras inválidas, aquando do uso do SSD.
Resolução de Conflictos, Prioritização de Conflictos, Solution Space Diagram, Free Flight, Airborne Separation Assurance System.

novembro 20, 2018, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joost Ellerbroek

ORIENTADOR

Rodrigo Martins de Matos Ventura

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar