Dissertação

Network of Multipurpose Docking Stations for Delivery Drones EVALUATED

Desde que a Amazon manifestou o seu desejo de introduzir drones como um novo método de entrega de encomendas, vários avanços com a finalidade de introduzir a tecnologia na sociedade moderna têm sido efetuados. Porém, ainda existem alguns obstáculos à sua implementação e este trabalho aborda dois em concreto. Em primeiro lugar, os drones de entrega atualmente em desenvolvimento estão a ser idealizados para efetuar as suas entregas em zonas espaçosas e propícias para aterragem nas propriedades dos clientes, o que filtra imediatamente o grande número de potenciais utilizadores que vivam em propriedades sem este tipo de espaços. Um outro obstáculo é o alcance limitado inerente aos motores elétricos. É do interesse das empresas na indústria que este método seja o mais acessível possível. Esta dissertação conceptualiza e implementa um complexo simulador de redes de estações de carga polivalentes para drones de entrega que tanto conseguem recarregar baterias de drones como também podem agir como pontos de recolha. A implementação desenvolvida retornou dados que suportam a introdução de uma rede deste tipo na sociedade e mediu a sua performance de várias formas. Ainda que existam óbvias limitações referentes a dados extraídos de uma simulação, entende-se que alguns dos resultados obtidos têm qualidade suficiente para servir como diretrizes gerais para implementações em situações reais. Além disso, a introdução da funcionalidade de ponto de recolha provou ser extremamente benéfica e uma rede munida dessa funcionalidade superou sempre o desempenho de outra estruturalmente idêntica, mas limitada a servir apenas de rede de recarga.
rede, drones de entrega, estações de carga, polivalentes, pontos de recolha

Julho 4, 2019, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Joana Serra da Luz Mendonça

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar