Dissertação

Design of an experimental apparatus for the performance evaluation of an active seat cushion system EVALUATED

Esta tese tem como objectivo o desenvolvimento de um assento de helicóptero semi-activo, baseado num conceito proposto pelo National Research Council of Canada, com o objetivo de reduzir as vibrações sentidas pela tripulação de um helicóptero. Este conceito propõe o uso de materiais magnetoreológicos para variar a rigidez e o amortecimento do assento. Com base numa frequência natural óptima, um sistema de controlo “skyhook” é implementado em Simulink para avaliar se esta é uma estratégia de controle eficaz. As simulações realizadas utilizando este modelo mostraram que elastómeros magnetoreológicos (MREs) podem ser usados para manter a frequência natural do sistema constante e que fluídos magnetoreológicos podem ser utilizados para variar o amortecimento do sistema em tempo real. Com base nestes resultados, amostras de fluídos magnetoreológicos (MRF-E) e MREs foram desenvolvidas e caracterizadas e, no caso dos MRE, o seu desempenho é comparado com o desempenho de amostras comerciais. Os resultados desta caracterização mostram que tanto o amortecimento dos MRF-Es como a rigidez dos MREs são altamente dependentes do campo magnético que lhes é aplicado. Além disso, é provado que os MRE desenvolvidos são mais adequados para esta aplicação que os que estão disponíveis no mercado. Um protótipo do assento semi-activo é desenvolvido e fabricado.
Controlo de vibração semi-activo, assento de helicóptero, materiais magnetoreológicos, caracterização de materiais, desenvolvimento de um protótipo

junho 23, 2017, 13:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado