Dissertação

Fault tolerant control for terminal rendezvous in active removal of space debris EVALUATED

Esta dissertação aborda o desenho de controladores tolerante a falhas de satélites, durante manobras de proximidade em missões de recolha activa de detritos espaciais. As contribuições deste trabalho incluem: o desenvolvimento de um modelo linear e não-linear 6 com graus de liberdade, com a finalidade de ser usado no desenho dos sistemas de controlo e análise, respectivamente; o desenho de controladores para movimento linear e angular relativo desacoplado, em condições nominais, i.e. considerando que não existem incertezas de modelo, nem falhas, usando técnicas de controlo H infinito; a avaliação do impacto dos parâmetros de desenho nas características do sistema em malha fechada; a categorização de possíveis cenários de falhas, fornecendo também critérios de segurança, no caso de ocorrência de avaria do actuador; o desenvolvimento do modelo matemático para incertezas paramétricas e falhas do actuador; o desenho do controlador para modelos incertos e com falha usando técnicas de controlo H infinito; a avaliação da robustez do sistema global, em termos de estabilidade e desempenho, com a utilização de técnicas de análise do valor-mu e de simulações de cenários de falha; reflexão crítica sobre os benefícios e limitações de cada um dos controladores projectados, bem como direcções para o trabalho futuro.
Modelo de Dinâmica Relativa, Controlo H infinito, Incertezas do Modelo, Actuador, Falha, Segurança

junho 27, 2017, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Lage de Miranda Lemos

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático