Dissertação
Helicopter blade twist optimization in forward flight EVALUATED
O incremento da eficiência do helicóptero é um aspecto fundamental a ter em consideração no desenvolvimento inicial do helicóptero. Este ponto pode ser conseguido de várias maneiras. Em relação à potência consumida há certos aspectos ligados à aerodinâmica do rotor que precisam de ser tomados em conta, em especial a potência induzida aquela que é necessária fornecer ao rotor para este gerar a propulsão. É possível minimizar esta potência uniformizando a velocidade induzida ao longo da pá para todas as posições azimutais. Nesta tese é explorada a ideia de modificar a torção na pá para cada condição de voo de maneira a minimizar a potência induzida. São considerados as seguintes hipóteses: uma secção com torção linear, uma secção com torção quadrática, duas secções com torções lineares, e três secções com torções lineares. Por outro lado esta tese tem também como objectivo determinar quais os conceitos apresentam uma boa oportunidade para a aplicação de uma controlo activo da torção da pá. As simulações foram realizadas tendo como base o Sikorsky UH-60A Black Hawk, para o qual todos os parâmetros do rotor estão disponíveis.
novembro 11, 2016, 8:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
AUTOR
ORIENTADOR
Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar