Dissertação

Helicopter blade twist optimization in forward flight EVALUATED

O incremento da eficiência do helicóptero é um aspecto fundamental a ter em consideração no desenvolvimento inicial do helicóptero. Este ponto pode ser conseguido de várias maneiras. Em relação à potência consumida há certos aspectos ligados à aerodinâmica do rotor que precisam de ser tomados em conta, em especial a potência induzida aquela que é necessária fornecer ao rotor para este gerar a propulsão. É possível minimizar esta potência uniformizando a velocidade induzida ao longo da pá para todas as posições azimutais. Nesta tese é explorada a ideia de modificar a torção na pá para cada condição de voo de maneira a minimizar a potência induzida. São considerados as seguintes hipóteses: uma secção com torção linear, uma secção com torção quadrática, duas secções com torções lineares, e três secções com torções lineares. Por outro lado esta tese tem também como objectivo determinar quais os conceitos apresentam uma boa oportunidade para a aplicação de uma controlo activo da torção da pá. As simulações foram realizadas tendo como base o Sikorsky UH-60A Black Hawk, para o qual todos os parâmetros do rotor estão disponíveis.
Controlo activo da torção, redução da potência induzida, estruturas adaptativas, optimização do rotor principal, actuadores piezoelétricos, materiais compósitos em fibras.

novembro 11, 2016, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar