Dissertação

Friction Stir Welding in Dissimilar Joints EVALUATED

A preocupação com o preço dos combustíveis e as emições de CO2 pressionaram a indústria automóvel e aeroespacial a produzir veículos mais leves, seguros e amigos do ambiente. Uma forma de atingir esse objectivo é substituir o método de rebitagem entre materiais dissimilares por outro tipo de método. Soldadura por Fricção Linear (FSW) é um método de junção de materiais no estado sólido desenvolvido para soldar materiais que dificilmente eram soldados por outros métodos convencionais. As vantagens da FSW e a exigência de estruturas mais leves por parte da indústria impulsionaram este método a ser experimentado para materiais compósitos e poliméricos. No entanto, poucos estudos foram feitos para verificar a possibilidade de unir compósitos com metais usando esta nova técnica. O principal objectivo deste trabalho foi desenvolver um novo conceito da FSW unindo materiais compósitos com metais. Esta investigação foi feita usando como compósito a fibra de carbono e como metal a liga de alumínio 6082 numa configuração de junta sobreposta. Foi investigada a influência dos parâmetros da FSW e obtido o desempenho mecânico das juntas dissimilares. Para além disso, foram comparados os resultados da FSW com outros métodos de união de materiais e ainda comparado o desempenho de cada método entre juntas de fibra de carbono e juntas dissimilares de fibra de carbono com liga de alumínio.
Soldadura por Fricção Linear, Juntas Dissimilares, Compósitos, Liga de Alumínio

novembro 8, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Miguel Guimarães Pires Moreira

INEGI

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar