Dissertação

Design optimization of the A320 engine inlet cowl EVALUATED

As aeronaves operam em meios nos quais os seus componentes estão sujeitos a grandes variações de pressão e temperatura. Em estruturas como as nacelles dos motores, que são compostas por vários componentes e materiais, tornam-se visíveis alguns sinais de desgaste e corrosão, originados pela sua operação em ambientes como o acima descrito. Nestes casos, devem de ser tomadas medidas correctivas. Os painéis acústicos da entrada de ar do Airbus A320/A321, apresentam alguns problemas de desgaste e corrosão nas doublers de alumínio das juntas. Por forma a poder desenvolver-se uma acção correctiva ao nível das juntas dos painéis acústicos, deve ser realizada uma análise do comportamento mecânico e das forças actuantes nas mesmas. Nesta tese de mestrado, foi desenvolvida uma metodologia para a análise do comportamento mecânico das juntas dos painéis acústicos com base em ferramentas, tais como, Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), Método dos Elementos Finitos (FEM) e Desenho Assistido por Computador (CAD). A modelação da entrada de ar e dos seus componentes é feita através da utilização do programa Solidworks. A utilização do programa de CFD, STAR CCM+, permitiu a determinação do carregamento aerodinâmico a que a entrada de ar está sujeita. A análise estrutural dos componentes da junta do painel acústico é realizada com uso das ferramentas de FEM, disponíveis no programa ANSYS Workbench. Todos os passos envolvidos nestas análises são explicados e os resultados obtidos são apresentados.
Aeronave, entrada de ar, painéis acústicos, carregamento aerodinâmico, comportamento mecânico, juntas.

Novembro 29, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado