Dissertação
Flight path optimization for noise reduction in the vicinity of airports EVALUATED
Nos últimos anos, o ruído aeronáutico tornou-se uma preocupação crescente. Devido a um esperado crescimento de tráfego comercial, o qual é acompanhado por uma mais abrangente consciência ambiental das populações, é requerido às autoridades aeronáuticas a revisão da legislação vigente e a promoção junto dos fabricantes e das companhias aéreas de ações de minimização de ruído nas respetivas áreas de atividade. Estas políticas resultam no desenvolvimento de ferramentas mais precisas de previsão de ruído, as quais incluem mecanismos de propagação de som mais complexos e que simultaneamente permitem previsões em tempo real em ambientes operacionais. Esta dissertação apresenta um modelo adequado para a propagação de som sobre uma superfície plana em condições meteorológicas realistas. Este modelo envolve uma combinação de dois esquemas de propagação de som: o método de equações parabólicas e o modelo de raios sonoros. Como o problema desenvolvido é orientado para o ruído aeronáutico, foi adotado um método de definição do espectro de potência sonora de aeronaves e foram incluídas múltiplas correlações empíricas que modelam a diretividade sonora da fonte. Com este procedimento, o modelo híbrido pode representar fontes sonoras complexas que se movem ao longo de trajetórias específicas. Os métodos numéricos foram validados utilizando resultados de referência para diferentes condições meteorológicas. O programa foi aplicado a diferentes cenários envolvendo parâmetros de voo realistas e a consistência dos resultados obtidos permite confirmar a adequabilidade do modelo híbrido ao estudo de ruído aeronáutico nas imediações de aeroportos.
junho 11, 2015, 8:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
António José Nobre Martins Aguiar
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Prof Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar