Dissertação

Integrity Monitoring Techniques in GPS/Galileo EVALUATED

A utilização de sistemas de navegação em aviação requer um elevado nível de confiança na solução a ser usada. Define-se integridade como o nível de confiança que se tem na exactidão da informação fornecida pelo sistema de navegação. Existem várias arquitecturas que permitem verificar o nível de integridade da solução apresentada pelo sistema. Uma dessas arquitecturas são as chamadas técnicas de RAIM que consistem em algoritmos implementados a nível do receptor que permitem medir esse nível de integridade e em caso de existência de falha num satélite essa falha não só é detectada como o satélite com defeito pode ser excluído. Existem vários algoritmos de integridade, entre os quais o Least-Squares-Residuals e o Range-Comparison-Method que foram os analisados nesta tese. Os algoritmos de monitorização de integridade vêem o seu desempenho afectado pela geometria dos satélites. Interessa portanto comparar os dois algoritmos considerados quanto ao seu desempenho em casos de diferentes geometrias. Para testar o desempenho dos algoritmos foi simulada uma constelação de GPS e uma trajectória do receptor cuja solução de posição foi calculada com recurso a um filtro de Kalman. Foram consideradas duas geometrias distintas e ambos os algoritmos foram testados para as mesmas condições. Foi testada não só a capacidade de detecção de falha como também a de exclusão. Os resultados mostram que ambos os algoritmos têm desempenhos muito idênticos pelo que a maior diferença é mesmo o nível de complexidade dos algoritmos que é consideravelmente superior no caso do Range-Comparison-Method.
GPS, Galileo, Integridade, RAIM

julho 2, 2015, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando Duarte Nunes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar