Dissertação

CORRELATION ANALYSIS BETWEEN HPC BLADE CHORD AND COMPRESSOR EFFICIENCY FOR THE CFM56-3 EVALUATED

A previsão do desempenho das turbinas de gás tem tido associado um grande investimento nos últimos anos. Os fabricantes de motores devem estar profundamente envolvidos na modelação matemática, mas também os utilizadores têm um interesse significativo no uso de modelos computacionais para a investigação de possíveis problemas em serviço do motor. TAP Manutenção e Engenharia está interessada em analisar o desempenho do turbofan CFM56-3, que é o motor que os clientes da TAP ME mais entregam nas suas instalações. Para simular o desempenho do motor será utilizado o software GasTurb, desenvolvido por Joachim Kurzke, com o qual é fácil avaliar o ciclo termodinâmico das arquiteturas mais comuns de turbinas a gás, para os comportamentos nas condições tanto de On-Design como de Off-Design. Para construir o modelo do CFM56-3 serão usados dados dos motores testados nas instalações do banco de ensaios da TAP. O objectivo final da simulação é obter as características dos compressores e turbinas, também chamados mapas de componentes do motor, os quais são mantidos em segredo pelo fabricante do motor por razões competitivas. O modelo do motor vai ajudar a detectar comportamentos anormais. Portanto, será uma forte ajuda para a equipa de engenharia da TAP, economizando tempo e recursos na oficina. Neste trabalho será analisado como a degradação das pás do compressor influencia o desempenho geral do motor e a eficiência dos componentes. Finalmente, o modelo computacional CFM56-3 também será útil para um amplo número de estudos secundários.
turbofan, modelo computacional, previsão de performance, mapas de componentes, desempenho de motores, GasTurb

novembro 4, 2014, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado