Dissertação
Desenvolvimento duma ferramenta computacional para projecto preliminar do helicóptero de configuração convencional EVALUATED
No presente trabalho é apresentado o projecto duma ferramenta computacional para avaliação dos vários parâmetros dum helicóptero, mas que tem como objectivo final estimar os requisitos energéticos do helicóptero. Ou seja, qual deve ser a potência do motor, ou potência conjunta dos motores a instalar. Os dados principais de entrada para o programa são os parâmetros da missão. A partir dai, usando regressões estatísticas (obtidas da análise de grande volume de dados históricos) são avaliados os parâmetros principais que definem um helicóptero na configuração convencional: diâmetro do rotor principal e do rotor de cauda, velocidade na ponta de pá, corda de pá, massa da estrutura, etc. A seguir há possibilidade de avaliação da potência dos motores no programa por dois métodos diferentes: Teoria do Momento Linear e Teoria Conjunta de Momento Linear e dos Elementos de Pá. Para cálculo das potências é possível escolher três regimes: pairar a uma certa altitude, velocidade horizontal a uma altitude definida e velocidade da subida a uma dada altitude. Finalmente existe a possibilidade de escolher motor ou motores (definindo a quantidade) a partir da base de dados existente na aplicação. Também existe a possibilidade de análise do desempenho a partir do gráfico de potência requerida vs. velocidade de avanço. A utilidade da aplicação apresentada consiste na possibilidade de usá-lo numa fase preliminar do projecto dos helicópteros das configurações convencionais, e também como uma ferramenta de apoio ao ensino nas universidades.
julho 22, 2014, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar