Dissertação

Determinação Experimental da Rigidez Complexa de um Aglomerado de Cortiça EVALUATED

A utilização de estruturas em sanduiche na indústria aeronáutica tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. Os núcleos destas estruturas possuem características mecânicas que visam optimizar a resposta perante cargas estáticas e, principalmente, cargas dinâmicas. No caso de uma aplicação aeronáutica, a estrutura está sujeita a inúmeros esforços vibratórios provenientes da própria aeronave, como as vibrações dos motores, fenómenos de aeroelasticidade nas asas, ou devido a esforços e acelerações induzidas por manobras, como o impacto na pista de aterragem ou o impacto de objectos. Os aglomerados de cortiça possuem características mecânicas interessantes para a sua utilização nos núcleos de sanduiches. Assim, caracterizou-se um aglomerado de cortiça, com vista à sua aplicação em aeronáutica. Nestes termos, foi desenvolvido um método de caracterização de um aglomerado destes (NL20) em esforços de tracção-compressão e de flexão aplicados em baixa e média frequências. Os parâmetros escolhidos para esta caracterização foram o Módulo de Young e o factor de amortecimento. Foi estudada a influência da frequência e da amplitude das solicitações e relacionaram-se essas variáveis através de uma nova variável (velocidade de deformação). Por fim, foram efectuadas interpolações para construir um modelo. Os resultados mostram variações dos parâmetros dinâmicos não lineares com a amplitude e frequência, sendo possível efectuar interpolações satisfatórias dos resultados através de polinómios de segundo grau. Os fenómenos não lineares registados vão ao encontro dos resultados existentes na bibliografia de referência. Por fim são apresentadas soluções para melhorar e validar o modelo de comportamento construído.
Módulo de Young Complexo, Aglomerados de cortiça, Factor de amortecimento, Ensaios dinâmicos, Estruturas sanduiches

julho 21, 2014, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

António Manuel Relógio Ribeiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Miguel Gomes Abrunhosa Amaral

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar