Dissertação

Automatic Air Traffic Control: Application to Approach EVALUATED

Com o aumento previsto dos níveis de tráfego aéreo nos próximos anos, torna-se necessário o desenvolvimento de ferramentas que possam auxiliar os controladores de tráfego aéreo. Este trabalho propõe uma ferramenta, que permite o controlo do tráfego na fase de chegada, sendo considerado desde a fase final de cruzeiro até os aviões chegarem à FAP. Esta ferramenta pretende garantir a separação entre os aviões e também ser TMA independente. Além disso o objetivo de ser ter uma eficiente taxa de chegada à FAP dos aviões foi também tido em consideração. De forma a garantir que esta ferramenta possa ser aplicada a uma situação real, o movimento dos aviões é modelado o mais próximo possivel da realidade, sendo considerado também incerteza na sua velocidade horizontal e vertical. O sistema de decisão dá ordens de encurtamento de caminho, extensão de caminho, holding e mudança de altitude. Os resultados obtidos mostram que esta ferramenta cumpre os objetivos de manter a separação e operar em várias TMAs. A taxa de chegada dos aviões à FAP está relacionada com a abordagem considerada para o sistema de decisão. Os resultados mostram que para abordagens onde se obtêm taxas de chegada mais eficientes, o número de ordens aplicadas ao aviões é maior. Na maior parte dos casos, o sistema de decisão corre num período de tempo aceitável.
Contolo de tráfego aéreo automatizado, Fase de aproximação, Detecção e resolução de conflitos, Incerteza

Junho 12, 2014, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Miguel José Simões Barão

Universidade de Évora

ORIENTADOR

Rodrigo Martins de Matos Ventura

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar