Dissertação

Standardization of the Repair Procedure for the A380-800e HTP External Rib Flanges EVALUATED

Num mundo onde a globalização significa que as distâncias deixaram de ser uma barreira, quer-se que o transporte de bens e pessoas seja cada vez mais rápido, barato mas sempre seguro. A indústria da aviação é hoje em dia fundamental, representando um papel importante quer na economia mundial quer no devenvolvimento cultural da humanidade. Como líder mundial de mercado, a Airbus está constantemente na procura de métodos de resposta efficientes e de confiança. Este estudo foca-se na procura de uma solução para a reparação de um dano material num grupo específico de ribs to estabilizador horizontal (HTP) do A380, nomeadamente ribs 10-25. Existem no total 388 rib flanges que partilham a sua função estrutural assim como algumas características geométricas e sempre que se resolve este tipo de dano recorrendo ao corte da rib flange é necessário produzir uma peça adicional ou reutilizar uma exactamente igual, e realizar toda a sua comprovação quer geométrica quer estrutural. Este processo leva uma quantidade de tempo considerável, essencialmente na fase de produção. Assim sendo, este projecto procura desenvolver e concluir uma estandardização para o procedimento de reparação em causa, apta a ser aplicável ao maior número de flanges possível. Isto diminui o tempo global de todo o processo e avança de forma geral no melhoramento do rate anual de produção da aeronave.
Airbus, A380, HTP, Caixa de torsão, Estandardização, Reparação de danos.

Janeiro 31, 2014, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar