Dissertação

New Morphing Technologies for Trailing Edge Experimental and Numerical Design Studies for an Industrial Concept EVALUATED

A seguinte dissertação apresenta os métodos e resultados de um projecto de pesquisa realizado no âmbito de Morphing de Estruturas do Bordo de Fuga. Os objectivos principais são o design, teste e caracterização mecânica de uma estrutura flexível e contínua com aplicação a uma solução industrial de bordo de fuga. A campanha experimental compõe-se de dois níveis distintos. O primeiro diz respeito à caracterização estática e dinâmica de vários materiais candidatos a pele e preenchimento da estrutura. A segunda considera três espécimenes e um protótipo para testes de resistência em flexão cíclica. O desempenho de cada um relativamente à perda de rigidez é usado como parâmetro de maior importância para a escolha da composição final de materiais da estrutura de serviço. Conduz-se em seguida uma análise numérica onde um modelo de viga de Euler-Bernoulli é acoplado a uma lei de viscoelasticidade linear, permitindo uma representação quase exacta do fenómeno de amortecimento das estruturas testadas. É feita a adição de uma rotina de degradação estrutural ao modelo de viga existente. A lei de dano empregue baseia-se num termo potencial, que relaciona a perda de rigidez e a acumulação de energia dissipada devido à viscoelasticidade. Este algoritmo é validado com base nos resultados experimentais obtidos e permite a ratificação do período de serviço proposto pelos parceiros para a solução industrial.
Morphing do Bordo de Fuga, Dimensionamento Industrial, Viscoelasticidade, Análise FRF, Resistência em Flexão Cíclica, Dano em Multi-Material Morphing

novembro 28, 2013, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado