Dissertação

Balancing and Force Identification in Rotordynamics EVALUATED

As máquinas rotativas são, atualmente, componentes fundamentais em qualquer indústria. Desde motores de avião a eletrodomésticos, as aplicações são numerosas sendo, assim, um tema de grande importância no que diz respeito ao projeto, previsão e correção do comportamento de máquinas rotativas. Em estruturas reais, falhas são inevitáveis, tanto devido a eventos relacionados com a sua operação como a impossibilidade de um fabrico perfeito. Assim, ser capaz de identificar as cargas aplicadas a um sistema e as suas falhas traz grandes vantagens nas diversas tarefas de engenharia, permitindo um uso de recursos mais eficiente desde projeto a manutenção. Não sendo os rotores exceção, uma das suas mais importantes falhas é a presença de desequilíbrio de massa. Quando a sua distribuição é desigual em relação ao eixo de rotação, a energia de rotação é transformada em vibrações indesejadas com consequências prejudiciais para a estrutura e a sua vizinhança, acarretando riscos de segurança e prejuízos económicos. Neste contexto, esta dissertação propõe a aplicação de metodologias de identificação de forças usando o conceito de transmissibilidade em sistemas com Múltiplos-Graus-de-Liberdade no domínio da frequência a sistemas rotativos, enquanto método de equilibragem. Partindo da identificação de forças em rotores flexíveis possuindo discos rígidos, o método é aplicado a placas flexíveis e consequentemente discos flexíveis rotativos em veios rígidos, apresentando todos os conceitos fundamentais necessários. Vários exemplos são apresentados ilustrando as potencialidades e limitações das metodologias propostas, incluindo uma aplicação aeroespacial: a identificação de forças de desequilíbrio num motor Propfan com dois veios em contra rotação.
Dinâmica de rotores, Domínio da Frequência, Identificação de forças, Transmissibilidade em sistemas MGDL, Desequilíbrio

novembro 25, 2013, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Nuno Manuel Mendes Maia

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Miguel António Lopes de Matos Neves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar