Dissertação
Balancing and Force Identification in Rotordynamics EVALUATED
As máquinas rotativas são, atualmente, componentes fundamentais em qualquer indústria. Desde motores de avião a eletrodomésticos, as aplicações são numerosas sendo, assim, um tema de grande importância no que diz respeito ao projeto, previsão e correção do comportamento de máquinas rotativas. Em estruturas reais, falhas são inevitáveis, tanto devido a eventos relacionados com a sua operação como a impossibilidade de um fabrico perfeito. Assim, ser capaz de identificar as cargas aplicadas a um sistema e as suas falhas traz grandes vantagens nas diversas tarefas de engenharia, permitindo um uso de recursos mais eficiente desde projeto a manutenção. Não sendo os rotores exceção, uma das suas mais importantes falhas é a presença de desequilíbrio de massa. Quando a sua distribuição é desigual em relação ao eixo de rotação, a energia de rotação é transformada em vibrações indesejadas com consequências prejudiciais para a estrutura e a sua vizinhança, acarretando riscos de segurança e prejuízos económicos. Neste contexto, esta dissertação propõe a aplicação de metodologias de identificação de forças usando o conceito de transmissibilidade em sistemas com Múltiplos-Graus-de-Liberdade no domínio da frequência a sistemas rotativos, enquanto método de equilibragem. Partindo da identificação de forças em rotores flexíveis possuindo discos rígidos, o método é aplicado a placas flexíveis e consequentemente discos flexíveis rotativos em veios rígidos, apresentando todos os conceitos fundamentais necessários. Vários exemplos são apresentados ilustrando as potencialidades e limitações das metodologias propostas, incluindo uma aplicação aeroespacial: a identificação de forças de desequilíbrio num motor Propfan com dois veios em contra rotação.
novembro 25, 2013, 14:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Miguel António Lopes de Matos Neves
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar