Dissertação

Reinforcement design for antenna installations on pressurized Fuselages EVALUATED

A instalação duma antena à fuselagem de um avião implica uma modificação estrutural que precisa da aplicação dum reforço. Este reforço estrutural é referido em geral como “doubler”, e tem de ser corretamente dimensionado antes de ser aplicado. O objetivo da tese é o desenvolvimento dum grupo de ferramentas e duma metodologia para calcular e validar estruturalmente os respetivos doublers. A análise estrutural precisa dum estudo dos aspectos relativos à estática, fadiga, e tolerância ao dano. Em termos da estática, a presente tese oferece uma metodologia e formulação necessária para o respectivo estudo. A análise á fadiga contém um estudo dos diferentes métodos possíveis para analisar um reforço doubler, inclusive métodos analíticos e de elementos finitos (FEM), e a metodologia para estimar os ciclos da vida á fadiga do componente. A análise da tolerância ao dano define uma metodologia para rapidamente analisar o crescimento de fenda da zona danificada através dum software Tolerância ao Dano (DT), e também contém um estudo dos principais conceitos DT precisos para a determinação do programa de inspeção da zona depois da modificação. O software utilizado ao longo do desenvolvimento da tese é o MSC Patran/Nastran para todas as análises FEM; Microsoft Office Excel para o desenvolvimento das ferramentas; o AFGROW para as simulações de crescimento de fenda da analise DT. Todos os exemplos práticos são baseados nos dados do avião Lockheed C-130.
Aviões, Fuselagem, Estática, Fadiga, Tolerância ao Dano, Doubler

novembro 12, 2012, 16:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar