Dissertação

Structural Feasibility Study for Opencell™ panel application on an aircraft fuselage EVALUATED

Este trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de uma metodologia comparativa entre performances de painéis estruturais aplicados a fuselagens aeronáuticas. O método exposto tem como principal objectivo avaliar a viabilidade de fabrico e aplicação de um painel de fuselagem aeronáutica inovador face às geometrias convencionais. Tem por ponto-chave de comparação a performance estrutural, avaliando se existe vantagem do novo painel face aos convencionais equivalentes, sobre o ponto de vista do desempenho mecânico. Tendo em conta a validação do modelo de elementos finitos desenvolvido, um estudo experimental de vibrações naturais é realizado. Adicionalmente, são mencionados desafios de fabrico, custos e necessidades específicas da indústria relativas a concepção de fuselagens. Entram na metodologia de avaliação dois painéis estruturais: 1. Opencell™, painel metálico cujo desenvolvimento está assente numa abordagem inovadora; 2. Built-Up, painel de fuselagem com configuração comum (skin-stringer-frame) amplamente usado na indústria. Os resultados estruturais resultam de simulações numéricas recorrendo ao Método dos Elementos Finitos. Apesar do seu carácter preliminar, concluiu-se com este estudo que o painel Opencell™ tem características estruturais promissoras para ser uma alternativa credível aos painéis convencionais de fuselagens aeronáuticas.
Opencell™, Cargas em Fuselagens, Painel Estrutural, Teoria de Placas, Validação, Elementos Finitos

outubro 28, 2013, 15:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Antonio Manuel Pereira da Cunha Ribeiro Valente

PLY Technologies GmbH

ORIENTADOR

Miguel António Lopes de Matos Neves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar