Dissertação

Metodologias de Implementação de uma Asa num Kart à Vela e Previsão de Velocidade EVALUATED

Neste trabalho apresenta-se uma metodologia para a implementação de uma asa rígida num kart à vela com o intuito de potencialmente aumentar as velocidades máximas que este é capaz de atingir. Através desta substituição conseguiu-se que o novo veículo em estudo, o kart à asa, sextuplicasse a velocidade do vento incidente para ventos fracos a moderados, enquanto o kart à vela comercial apenas quadruplica a velocidade do vento para ventos fortes. Contudo não só a velocidade máxima atingida pelo kart à asa é um requisito importante de projeto, mas também o conhecimento do seu comportamento global, das acelerações, forças e momentos a que estará sujeito. No presente trabalho, foi desenvolvida uma ferramenta paramétrica para a previsão da velocidade do kart com uma asa rígida. Foi também desenvolvida uma metodologia para obter os valores da aceleração lateral (quando existente), das forças resultantes aerodinâmicas transmitidas para o chassis através do mastro, e as forças de reação transmitidas ao chassis por via dos eixos das rodas. Obteve-se igualmente os carregamentos máximos e os momentos a que o kart à asa estará sujeito. Todos os resultados foram obtidos para os ângulos de ataque da asa que se enquadram no envelope de funcionamento do kart à asa, para várias direções do vento e valores do peso do condutor.
Kart à Asa, Substituição de Vela por Asa, Previsão Paramétrica de Velocidade, Previsão Paramétrica de Acelerações, Identificação de Forças, Identificação de Momentos

Novembro 6, 2013, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Miguel António Lopes de Matos Neves

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar