Dissertação

Modelo computacional do rotor principal do Helicóptero em Men-on-the-loop EVALUATED

A dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo melhorar e criar novas capacidades para simulação em tempo real de forças no rotor principal de um helicóptero. O código computacional a implementar deverá calcular valores coerentes com a realidade mas sem nunca sacrificar a velocidade da simulação. Esta metodologia assenta no princípio de funcionamento men-on-the-loop, onde o piloto é parte do sistema. A elaboração desta dissertação nasceu do pedido da empresa Empordef - Tecnologias de Informação, E-TI, com vista a melhorar o seu modelo de rotor principal de helicóptero. A implementação sempre foi vista como objetivo, embora o presente trabalho se focalize no processo de investigação. A flexibilidade do modelo é importante para ser adaptável a diferentes tipo de aeronaves. O estado de arte determinou qual o procedimento a usar para a simulação. Nasceu assim o objetivo de implementação de um método diferente dos usados atualmente na maioria das simulações de voo. Utilizaram-se teorias e métodos genéricos com discretizações grosseiras, assumindo que a capacidade computacional atual era já suficiente para usar numa simulação men-on-the-loop. O objetivo de implementação é importante e usado como especificidade do modelo mas, mais importante, é saber as suas possibilidades e capacidades. A qualidade da simulação e o tempo necessários para obter valores estão continuamente ligados, assim caraterizar o comportamento é mais importante que o próprio valor. Um modelo foi criado e pretende substituir parte do código existente nos simuladores da E-TI, correspondente ao cálculo de forças aerodinâmicas no rotor principal de um helicóptero.
Simulação, Helicóptero, Rotor Principal, Men-On-The-Loop, Tempo Real, Vórtices

julho 19, 2013, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar